V. Jornada de Transferência de Boas Práticas: melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade das pastagens através do pastoreio planeado
V. Jornada de Transferência de Boas Práticas: melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade das pastagens através do pastoreio planeado

V. Jornada de Transferência de Boas Práticas: melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade das pastagens através do pastoreio planeado

No âmbito do projeto SOS Prodehesa Montado, realizou-se a V Jornada de Transferência de Boas Práticas, centrada na melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade das pastagens através do pastoreio planeado, com especial destaque para a resiliência da dehesa e do montado face aos atuais desafios climáticos.
A jornada teve lugar na propriedade Defesinhas, onde os participantes foram recebidos por Eduardo e Nazaret, que partilharam a sua experiência na aplicação de práticas de gestão regenerativa. Durante a visita, foi demonstrado como a Gestão Holística e a implantação de gramíneas perenes estão a contribuir para regenerar o solo, melhorar a cobertura vegetal e aumentar a capacidade de adaptação da propriedade face a períodos de seca.
Um dos aspetos destacados foi a importância de estabelecer períodos de repouso mais prolongados para favorecer a implantação e o desenvolvimento das espécies forrageiras. Da mesma forma, foi explicado o trabalho realizado para adaptar a gestão pecuária a este modelo, aumentando o número de cercas com pastoreio elétrico e superando as dificuldades relacionadas com o abastecimento de água em cada uma das parcelas.
Os participantes puderam também conhecer de perto a pecuária da exploração, baseada em gado da raça mertolenga cruzada com Angus, integrada num sistema produtivo orientado para a regeneração dos recursos naturais.

O evento destacou a gestão regenerativa como uma ferramenta fundamental para avançar rumo a sistemas agro-pecuários mais resilientes, sustentáveis e adaptados às condições ambientais do território.

Além disso, durante o almoço, foram degustados produtos da própria quinta, com destaque para as costeletas de bovino regenerativo preparadas na brasa, uma amostra do valor acrescentado que este modelo de produção proporciona, ligado à saúde do solo e ao bem-estar animal.

A organização agradece especialmente aos anfitriões pela sua hospitalidade, pela demonstração prática realizada durante o evento e pela excelente preparação dos produtos degustados. Da mesma forma, reconhece-se a participação e o compromisso de todos os participantes com a transição para modelos regenerativos.

O evento foi organizado pela Universidade da Extremadura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *